terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Auditoria de certificação

  • Pré-auditoria (relacionada ao planejamento): consiste em planejar e alocar recursos para a análise crítica da documentação posterior, fornecer informações ao cliente e verifica o grau de preparação da empresa para a auditoria de certificação. Nesta primeira etapa os itens acordados pelas partes interessadas são; objetivos, critérios, equipe auditora, escopo que será auditado, duração da auditoria e arranjos (transporte, hospedagem e alimentação).
  • Análise crítica da documentação (relacionado à preparação): deve ser avaliado especificamente o conteúdo da documentação da empresa (manual, procedimentos e licenças) para verificar se há conformidade ou não, dentro do SGA, com os critérios de auditoria.
  • Preparação do plano de auditoria (relacionado à preparação): dentre todo o conteúdo de um plano de auditoria, cito alguns itens que devem fazer parte do plano definido pelo auditor, como exemplo; lista de verificação, objetivos e escopo, critérios e documentos, datas e locais da auditoria de campo, tempo e duração esperado.
  • Realização da auditoria: a fase prática da auditoria se inicia, todas as informações possíveis e verificáveis devem ser coletadas de várias fontes como entrevistas, observações das atividades/ambiente, documentos, registros, relatórios, etc., e podem ser consideradas como evidências de auditoria. E as evidências coletadas pelo auditor serão confrontadas com os critérios de auditoria (Normas, documentação da organização, requisitos legais e outros), e de acordo com estes parâmetros, são determinadas as constatações para definir a conformidade ou não conformidade do Sistema.
  • Relatório da auditoria: o relatório formal e escrito deve ir direto ao ponto, o principal de um relatório é dizer a descrição das não conformidades encontradas, mas não somente isso, este documento deve conter outros itens como; identificação dos auditores, escopo e objetivos da auditoria, datas, referências aos documentos base (normas e procedimentos) e a eficiência do SGA. No relatório é informado a Solicitação de Ação Corretiva e o plano de ação corretiva referente às não conformidades encontradas.
  • Acompanhamento: a administração da empresa elimina a não conformidade, investiga suas causas, determina e implementa a ação corretiva, o auditor acompanha todo o processo e no prazo determinado por ambas as partes verifica a efetividade da ação implementada e fecha a não conformidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário