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RESPONSABILIDADE SOCIAL OU FILANTROPIA?
 BALANÇO SOCIAL
A responsabilidade social ajuda a atrair e a manter uma força de trabalho motivada e produtiva. Hoje, muitos profissionais buscam fazer diferença na vida das pessoas, além de obter sucesso na carreira. Pesquisas estão comprovando que, em idênticas condições de oferta de trabalho, a maioria dos profissionais está optando por trabalhar em uma empresa responsável.
Nesse novo cenário, um movimento empresarial que começa a surgir é o de avaliar as atividades de responsabilidade social que estão sendo executadas. Dirigentes, clientes, investidores e a sociedade também passam a se preocupar em avaliar o grau com que a responsabilidade social está sendo exercida pelas empresas. E a sociedade começa a ter expectativas com relação à responsabilidade das empresas com as quais se relaciona. Dentre os diversos instrumentos existentes para medir o grau de responsabilidade social de uma organização, destaca-se o balanço social. O balanço social é uma ferramenta de gestão que permite demonstrar todas as ações sociais de cidadania desenvolvidas em um determinado período, e está sendo utilizado por empresas, em todos os países, para avaliar o nível da responsabilidade corporativa. Publicando o seu balanço social, a empresa torna transparente a sua atuação e assume um efetivo compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental do planeta.
A responsabilidade social agrega valor à marca, fortalece os vínculos comerciais e sociais da empresa, gera valor e longevidade aos negócios, além de ser fator de motivação para os funcionários (ASHLEY, 2002). Ao exercer a responsabilidade social, a empresa coloca todos os seus produtos, serviços e recursos financeiros a serviço da comunidade. Está ajudando a construir um mundo melhor para todos, e está lucrando com isso!

Elenice Roginski Santos
Engenheira Civil, pós-graduada em
Finanças, MBA pela Baldwin-Wallace
College/Ohio-USA e assessora da
Presidência da Companhia de
Saneamento do Paraná (Sanepar).