domingo, 23 de janeiro de 2011

Sobre a Lista de Verificação ou checklist da auditoria.


Um exemplo de uma lista de verificação encontra-se postada logo abaixo, utilizei neste exemplo perguntas referentes a um sistema de gestão ambiental.
A lista de verificação é uma ótima ferramenta para utilizar em uma auditoria, é um modo de analisar os processos e atividades envolvidas, e ter uma boa base de perguntas é fundamental para se alcançar o sucesso na auditoria. A lista de verificação nada mais é que um documento de trabalho e de registro.
As vantagens de elaborar uma lista de verificação são:
1.    Uma ajuda ao auditor para controlar a condução e extensão de auditoria;
2.    Uma ajuda para o auditor para assegurar que todos os arranjos planejados para a auditoria estão cobertos;
3.    Um meio de registrar respostas dos auditados;
4.    Uma ajuda para se calcular o tempo para a auditoria ao determinar o numero de perguntas utilizadas;
5.    Uma ajuda na preparação de auditoria,
Para preparar a lista de verificação, o auditor deve considerar:
1.    Os processos relevantes;
2.    Qualquer procedimento pertinente;
3.    Os documentos e registros usados;
4.    Os requisitos da norma e os requisitos do sistema de gestão (sistemas de gestão da qualidade, saúde e segurança e meio ambiente.
Obs: Sempre haverá aquelas pessoas que defenderão as desvantagens em se utilizar uma lista de verificação, afirmando que a lista pode limitar a visão do auditor impedindo evidenciar em suas investigações os fatos significativos, afirmando que acaba por restringir a análise dos processos ou procedimentos. Há realmente auditores que não as utilizam por possuírem vários anos de experiência e já terem as perguntas arraigadas, mas o fato é que as listas facilitam e muito a vida do auditor. Uma mesma lista muito bem elaborada serve de base em diversas auditorias, diversos processos e em diversas empresas.

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