quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A medida que aumentam as preocupações em melhorar continuamente a qualidade do meio ambiente, organizações de todos os tipos e tamanhos vem crescentemente voltando sua atenção para os impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços. O desempenho ambiental de uma organização tem extrema importância para suas partes interessadas, internas e externas. Atingir um sólido desempenho ambiental requer um comprometimento organizacional com uma abordagem sistemática e com a melhoria contínua de um SGA. Benefícios econômicos podem ser obtidos com a implementação de um sistema de gestão ambiental.
E uma organização cujo sistema de gestão incorpora um sistema de gestão ambiental possui uma estrutura para balancear e integrar interesses econômicos e ambientais. Benefícios economicos podem ser identificados, a fim de demonstrar para as partes interessadas o valor que tem para a empresa uma sólida gestão ambiental. Isto também proporciona a organização a oportunidade de associar objetivos e metas com resultados financeiros específicos, assegurando, assim, que os recursos estejam disponíveis onde possam oferecer maiores benefícios, em termos financeiros e ambientais. Uma organização que tenha implementado um SGA pode atingir significativas vantagens competitivas e os beneficios podem ser mensurados das seguintes formas;
 
- manutenção de boas relações com o público e a comunidade,
- satisfazer os critérios do investidor e melhorar o acesso ao capital,
- obter seguro a um custo razoável,
- fortalecer a imagem e participação no mercado,
- aprimorar o controle de custos,
- reduzir incidentes que impliquem responsabilidade civil,
- conservar matéria-prima e energia,
- facilitar a obtenção de licenças e autorizações e atender aos seus requisitos,
- promover conscientização ambiental entre fornecedores, prestadores de serviço e todas as pessoas que trabalhem para a organizaçao ou que atuem em seu nome,
- melhorar as relações indústria/governo.
 
ABNT NBR ISO 14004:2005, Sistemas de Gestao Ambiental - Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NBR ISO 14001

É recomendado que uma organização identifique os aspectos ambientais dentro do escopo do seu sistema de gestão ambiental, levando-se em consideração as entradas e saídas (tanto intencionais quanto não intencionais) associadas as suas atividades, produtos e serviços relevantes presentes, passados, planejados ou de novos desenvolvimentos, ou associados as atividades, produtos e serviços novos ou modificados. recomenda-se que este processo considere as condições operacionais normais e anormais, condições de parada e partida, assim como situações de emergência razoavelmente previsíveis.
As organizações não tem que considerar cada entrada de produto, componente ou matéria-prima individualmente, elas podem selecionar categorias de atividades, produtos e serviços para identificar seus aspectos ambientais.
Muito embora não existas uma abordagem única para se identificar aspectos ambientais, a abordagem poderia, por exemplo, considerar;
a) emissões atmosféricas,
b) lançamentos em corpos d'água,
c) lançamentos no solo,
d) uso de matérias-primas e recursos naturais,
e) uso da energia,
f)energia emitida, por exemplo, calor, radiação, vibração,
g)resíduos e subprodutos, e
h) atributos físicos, por exemplo, tamanho, forma, cor, aparência.

Adicionalmente aos aspectos ambientais que pode controlar diretamente, recomenda-se que a organização também considere aspectos que possa influenciar, como, por exemplo aqueles associados a bens e serviços por ela utilizados e produtos e serviços que ela forneça.

ABNT NBR ISO 14001:2004, Sistema de Gestão Ambiental